O PEOPLES’ tem, portanto, dois grandes objetivos de contribuir para com a construção de democracias de “alta intensidade”:
(1) Alimentar o debate e a polinização cruzada entre práticas participativas de diferentes territórios, mantendo viva a memória das experimentações, passadas e presentes.
(2) Propiciar uma reflexão sobre as transformações institucionais, visando a uma melhor compreensão dos câmbios paradigmáticos relacionados com os poderes locais e as relações de subsidiariedade que os conectam com outros níveis de governo, mantendo uma atenção específica para o contexto português no qual o PEOPLES’ tomou forma.
O Portal visa construir, gradualmente, uma ampla biblioteca virtual de textos, reflexões teóricas e metodológicas, pesquisas, ensaios críticos, debates, imagens e sons que possam dar conta da pluralidade de práticas participativas existentes em todo o mundo. Em Portugal, para além das intenções mencionadas, pretende-se reunir dados qualitativos e quantitativos que contribuam para o debate sobre os poderes locais numa perspetiva transversal aos seus contextos políticos, sociais e económicos. A construção do Observatório é coletiva, permanente e será guiada pelas contribuições de todos os que por aqui passem compartilhando práticas, olhares, vozes e saberes.
Desejamos uma boa navegação participativa a todas e a todos.