O PEOPLES’ é uma estrutura sediada no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. O CES, criado em 1978 na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e, desde a sua fundação, dirigido pelo Professor Boaventura de Sousa Santos, é uma instituição científica vocacionada para a investigação na área das ciências sociais. O CES conta atualmente com mais de 150 investigadores/as e mais de 280 alunos/as integrados/as em 11 programas de doutoramento, 4 observatórios e 5 núcleos de investigação. O seu corpo de investigadores é formado por uma equipa multidisciplinar que desenvolve trabalhos caracterizados pela combinação entre pluralismo analítico e metodológico e rigor teórico, privilegiando a realização de iniciativas conjuntas tanto com a sociedade civil quanto com as instituições públicas.

A expansão da atividade científica do CES Coimbra e o alargamento das suas redes de cooperação internacional levaram à realização de diálogos e parcerias que possibilitaram o surgimento de outras instituições de investigação e formação como o CES Lisboa, o CES América Latina e o CES Maputo.

A capacidade de desenvolver investigação de forma inovadora, preocupada com as transformações atuais tanto no Sul quanto no Norte do planeta, bem como o envolvimento do Centro em questões do interesse público (tais como as políticas públicas e as novas formas de regulação, as relações entre o saber científico e a participação dos cidadãos, o sistema legal e a reforma da administração da justiça) levaram, em Fevereiro de 2002, a que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reconhecesse o trabalho desenvolvido e concedesse ao CES o estatuto de Laboratório Associado.

Para maiores informações, consulte: www.ces.uc.pt